Semana 7: Conexões

Em que medida estão bem conectados? Não me refiro a se têm ligações coma a realeza ou com o presidente do vosso país.

Quero dizer, vocês são pessoas conectadas na rede?

Há vinte e três anos, quando fiz a minha primeira viagem à volta do mundo, eu não estava nada bem conectada. Para comunicar com os meus pais, tinha de escrever um postal ou enviar uma carta pelo correio. Muitas vezes eu chegava a casa antes de a carta chegar à caixa do correio. Ou então, podia telefonar-lhes de um local usando um cartão de telefone pré-pago. Mas tinha de saber que horas eram na Austrália, para não os acordar às 3 da manhã com a minha chamada.

Mas na minha última viagem à América, eu podia comunicar imediatamente por facebook ou email. Eles podiam ver as minhas fotos assim que eu as descarregava no Flickr. Podiam ler sobre o que eu tinha estado a fazer visitando o meu blog. As minhas amigas professoras também conectadas na rede podiam ler os meus tuites.

A nova tecnologia mudou a maneira como nós nos conectamos uns aos outros no nosso pequeno mundo.

Outubro tem sido o Mês do Educador Conectado em todo o mundo (mas especialmente na América) Tem havido muitas atividades para professores e outros educadores interessados em fazer parte de clubes de livros online, competições, podcasts, blogs, pinterest, etc. Mas muitas vezes, esses eventos especiais só são conhecidos dos educadores que já têm experiência do que é estar ligado à rede.

Atividade 1. Façam um inquérito ou questionário aos professores da vossa scola para descobrir como é que eles estão ligados à rede. Eles estão a par do Mês dedicado ao Professor Conectado na Rede? Como é que eles se ligam a outros professores no seu país ou região? Como o fazem para outros continentes? Como se ligam à família? Que dispositivos usam? Escrevam um artigo sobre os resultados e indiquem algumas estatísticas sobre as ligações à rede na vossa escola.

Atividade 2. Criem um mapa de ideias que mostre como vocês se ligam na rede como estudantes. Incluam as ferramentas que usam para comunicar. […] Pensem cuidadosamente sobre todas as maneiras com que  costumam comunicar com os diferentes membros da vossa família.

Atividade 3. Aqui encontram um exemplo de um professor conectado na rede. Consideram que é semelhante a um estudante conectado na rede? Expliquem as diferenças e as semelhanças. Cliquem no link da imagem para verem uma versão maior.

 alex_couros_cc

Imagem de: Alex Couros  Atribuição: CC

Estar conectado com toda esta tecnologia significa que todos deixam uma pegada digital.

Atividade 4. Vejam os dois vídeos abaixo, depois deixem um comentário neste artigo [link para o artigo original ntd]  sobre algo que tenham achado muito interessante num dos vídeos. Escrevam um artigo explicando as diferenças entre os vídeos. Qual preferiram e porquê?

Atividade 5. Depois de terem visto os dois vídeos, escrevam um artigo sobre a vossa própria impressão digital. É positiva ou negativa? Sentiriam orgulho em mostrar tudo o  que incluíram na vossa pegada digital aos vossos avós e aos vossos futuros netos? Porquê ou porque não? Talvez queiram colocar o vosso nome no Google para verem o que está on line a vosso respeito e que pode não ter sido publicado por vocês .

Atividade 6. Imaginem que estão a debater este tópico: é melhor ter uma pegada digital negativa do que não ter nenhuma. Apresentem três argumentos para defender uma das teses e outros três para defender a tese contrária.

Atividade 7. Aqui ficam os links para alguns sites que podem visitar, relacionados com a segurança na Net e com pegadas  digitais. Visitem alguns e escrevam um artigo, criem um cartaz ou um glogster, criem uma B.D. sobre o que descobriram. O vosso professor pode também indicar outros sites para visitar.[Link para uma tira de B.D. criada por Miss W – ntd]

  • ACMA Australia – cybersegurançapara crianças, pré-adolescentes e adolescentes: young kidskids and teens.
  • Google tem algumas aventuras de cidadania digital relacionadas com pegadas digitais digital footprints – mais adequado para alunos do 3º ciclo e secundário.
  • Kidsmart um site Inglês que tem ótimas dicas e informação.
  • Junior.Te – Segurança na Net para miúdos.
  • Miúdos Seguros – Como os pais podem proteger os seus filhos na net.
  • Segura Net – Jogos para 1º e 2º ciclos

Atividade 8. Em especial para alunos do 3º ciclo e Secundário – Existem  9 elements para nos tornarmos bons cidadãos digitais. Leiam este artigo e depois escrevam o vosso próprio artigo sobre o que é que consideram como os aspetos mais importantes dos nove elementos. . Precisam de melhorar em algumas áreas? Porquê?

Atividade 9. Existem tanto vantagens como desvantagens em sermos capazes de nos conectar e de comunicar mais facilmente. Escrevam um artigo de opinião ou desenvolvam um debate sobre este tópico. Talvez possam criar uma tira de B.D. mostrando ambos os lados deste assunto.

Professores

Aqui ficam alguns links para sites relacionados com pegadas digitais e segurança na Internet:

Se ainda tiverem tempo

Visitem outros blogs de estudantes e outros blogs de turma leiam as nossas revistas Flip, acrescentem links de blogs que visitam mais vezes à vossa lista de blogs. Tentem criar categorias, como por exemplo, blogs de turma, alunos de outros continentes, meus amigos, etc.

[ Lembrem-se de preencher o formulário no site do Desafio, para candidatarem o vosso artigo à Revista Flip – ntd]

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *